Santa Maria de Itabira e os Livros

Os livros sobre a cidade são obras literárias importantes para entender a respeito da história, vivência, arte e cultura que se desenvolveram em Santa Maria de Itabira.  


A leitura dessas obras e o reconhecimento dos autores que retrataram a  cidade servem para desenvolver uma identidade da população, estimulando a leitura e escrita na região.

Confira algumas das obras que representaram Santa Maria de Itabira

Assim se conta em Santa Maria de Itabira

Desenvolvido pelo projeto Contos Locais o livro publicado em 2019 por Cristiano Augusto reuniu contos de toda a  cidade,

com a colaboração dos alunos santamarienses das escolas públicas que recolheram contos e narrativas - fictícios ou não- da população, cada conto tem uma referência cultural que representam a população.


O Projeto Contos Locais foi responsável por disponibilizar gratuitamente os livro e estimular a leitura e a história do povo.


Os contos locais têm a versão em áudio dos contos no YouTube


Confira:

https://youtube.com/c/ContosLocais

Lembranças de uma Cidade Querida

O autor Galeno Procópio nasceu em Itabira,  mas sentiu-se acolhido pela sociedade cidade Santa mariense. Em agradecimento publicou em 2009 o romance lembranças de uma cidade querida que se passa em uma cidade fictícia chamada Lumeeira da Serra, a narrativa conta com a história criada pela mente do autor.

Uma história de família - De Casemiro de Andrade ao Neto Miro

Escrito por Rogério Alvarenga o livro contém relatos sobre a fundação da cidade sua história, política, história de  família e construções e sobre as instituições.


Com  relatos escritos e fotográficos, o autor conta a história da cidade fundada em torno da fazenda de Francisco de Paula e Silva considerado fundador do povoado de Santa Maria, o livro trás a emancipação do município, prefeitos, história da religiosidade, futebol, fazendas e mais. 

Atos da caminhada de um povo

Organizado pela paróquia Nossa Senhora do Rosário e publicado em 2004, o livro detalha a história da paróquia, os fiéis, o clero e a importância da desta organização para o desenvolvimento da cidade. 

Para escrever o livro foi necessário encontrar muitas fontes históricas, por isso nos textos encontram-se oralidade e fotografias da época. 

O homem que procurava

Escrito por Pio Procópio, a coletânea de poemas. O poeta relata de forma abstrata sua solidão poética, seus entes queridos, sua cidade e sua visão sobre o mundo. 

Dentro de mim

Escrito por Maria Glaucia em 2018  livro de poesia E poemas escritos de forma serena com tematicas como o dia a dia, a ternura, natureza, sentimentos .

Existem ainda obras que representam a literatura municipal como 


• Joana d'Arc Torres;  Guerras malvindas, Belas marcieiras e um paraíso, 


• Márcio Sampaio, Declaração de bens, O tempo em Minas Gerais


• Aparecida Dias 

Estações em poesias. 



As obras disponibiliza para a população municipal e de outros municipios o legado histórico e cultural santamariense. 


Por meu destes livros é possível notar que a cidade possuí material literário a ser publicado. As histórias, poemas, contos, cultura e natureza são capazes de render boas obras . 


Todos os livros citados nesta entrevista estão disponíveis na biblioteca municipal. 





Escribir comentario

Comentarios: 0