Entrevista com o professor de filosofia e latim sobre a leitura dos livros e importancia desses livros na vida intelectual.
Imagem: reprodução. Pinterest.
O educador ensina dicas para incorporar os livros nos estudose no aprendizado diário, e como eles são fundamentais para uma boa educação.
O que são os clássicos literários universais ?
Os clássicos universais são aqueles autores paradigmáticos, que fornecem um paradigma pela sua beleza e maturidade de sua abordagem e da profundidade com que tratam as experiências mais profundas da vida humana, portanto, os clássicos da literatura são como cânones (padrões) testados pelo tempo e pelo seu valor.
Quais são as contribuições dessas artes literárias para a vida intelectual ?
Elas contribuem para nossa vida intelectual a medida em que elas exercitam o nosso pensamento através da nossa forma familiaridade com as obras, com a linguagem mais profunda. A partir disso somos capazes de discernir a profundidade do textos, os símbolos e nos educar de forma adequada para uma vida humana mais plena de sentido.
Quais as vantagens do estudo dessas obras literárias ?
Elas nos ajudam a perceber aspectos dimensões da vida humana que jamais perceberíamos ou teríamos contatos; a não ser por elas. Podemos conhecer certo caracteres, tipos de pessoas que não temos em nossa experiência imediata mais ordinária, mas mediante a ela podemos conhecer essas vidas e personalidades e também aprender muito mais sobre experiência humana que nos diz respeito, Como dizia Terêncio "nada que é humano me é alheio".
Contribuições desses livros para arte, história, cultura, religião e história da humanidade
Na verdade podemos dizer que elas foram canais de expressão de todas aspectos da religião, arte e beleza existem algumas obras clássicas que expressam melhor de sua épocaa, mas também o seu pior. Por exemplo, a Divina comédia de Dante Alighieri nela está expresso tudo aquilo de melhor, profundo e característico da cultura medieval, portanto, mediante a essas obras nós podemos melhor avaliar sobre a arte, símbolos e histórias que fazem parte da época do autor e são atemporais (não se limitam ao tempo) porque dizem respeito à experiência humana
Como ter melhor acesso (leitura) desses textos?
É importante para termos um melhor acesso as obras uma leitura com atenção, não apenas pelo apreceio estético. É importante fazermos anotações da leitura a fim de que tendo lido, meditarmos para poder assimilarmos e também aprender sobre a narrativa e os personagens.
Como incorporar os clássicos universais nos estudos ?
Para incorporar nos clássicos nos estudos é necessário ter a rotina de estudo e se habituar com certos tipos de leitura. É importante que nós saibamos discernir que nem toda a leitura tem o mesmo grau de profundidade ou propósito, então se leio um autor clássico e quero realmente aprender com ela é importante que eu saiba anotar e pensar as grandes ideias em uma leitura viva e dialógico com os autores que escreveram os clássicos.
É possível dar acessíveis ao público leitor?
É possível, mas isso depende do aspecto mais amplo da formação cultural de renovação cultural. É impossível que nós tenhamos acesso uma obra como a Divina comédia, por exemplo, se nós não tivermos consciência e não tivermos interesse no fundamento do cultural, filosófico e teológico dentro do qual ela está inserida é preciso que crescemos em interesse por essa realidade, uma vez que conseguimos revitalizar essas culturas nós conseguimos tornar as obras acessíveis ao demais.
Você tem dicas de bibliotecas, escolas, professores e pais de como estimular a leitura com mais qualidade ?
Os aspectos mais importantes quando falamos sobre incentivo à leitura para professores e pais é fazer com que o estudante - o filho - perceba que aquela obra fala a ele, não basta com que ele veja uma narrativa externa e estranha a ele, mas é preciso que aquela obra traga questões que o preocupam, questões que são de máxima importância e que trazem uma resposta e uma orientação para sua vida.
Don Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.
Neste livro Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista.
Este livro e de grandes clássicos Literários esta na biblioteca municipal de Santa Maria de Itabira.
Escribir comentario